quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Faça parte da mudança


A Mudança Começa em Cada Um de Nós
Como disse Gandhi, “sê a mudança que queres ver no mundo”. Muitas das nossas acções, escolhas e comportamentos individuais podem fazer toda a diferença na vida de muitos animais. Não só pelo impacto directo dessas acções, mas pelo nosso exemplo, o qual constitui um factor importante na transmissão de uma mensagem positiva de respeito pelos outros animais.
Adoptar o vegetarianismo ético é a forma mais fácil e eficaz de que cada um de nós dispõe para minorar o sofrimento dos animais. Adoptar o vegetarianismo ético é aplicar nas nossas vidas o princípio do respeito pelos outros animais e o princípio da não-violência.
Claro que respeitar os animais não se resume à nossa dieta, é também muito importante evitar comprar vestuário e calçado de origem animal, bem como produtos testados em animais.
Escusado será dizer que os circos com animais, as touradas e os jardins zoológicos são tudo exemplos de formas de exploração de animais e devem, como tal, merecer a nossa oposição.


Participar Activamente na Mudança da Sociedade
O movimento pelos direitos dos animais é um movimento de justiça social à escala global, mas a mudança na sociedade só ocorrerá com a nossa participação activa. Está nas mãos de cada um de nós informar e sensibilizar as outras pessoas para os motivos pelos quais os animais devem ser respeitados e para os problemas que os afectam.
Formas de Actuação
Cada um de nós sabe fazer algumas coisas melhor do que outras e é precisamente utilizando aquilo que melhor sabemos fazer que poderemos ajudar mais eficazmente os animais.
Sensibilizar os nossos familiares, colegas, amigos ou aqueles que nos rodeiam. A maioria das pessoas são sensíveis às formas mais gritantes de crueldade animal, pelo que podemos começar por falar da indústria das peles ou dos circos com animais, por exemplo, e ir abordando depois outros temas.
Disponibilizar material de sensibilização/informação. Os folhetos são uma excelente forma de ajudar a difundir a mensagem de respeito pelos animais, pois oferecem às pessoas uma oportunidade para reflectirem sobre os assuntos — o que não acontece numa conversa, em que muitas vezes as pessoas rejeitam sequer pensar no assunto.
Escrever para jornais ou revistas, aproveitando temas da actualidade. Os jornais e as revistas chegam a um elevado número de pessoas, pelo que são meios muito eficazes para transmitir uma mensagem.
Utilizar as artes, como o desenho, a pintura ou a representação, para transmitir uma mensagem de respeito pelos outros animais.
Vestir uma T-shirt com uma mensagem de defesa animal permite-nos ser publicidade ambulante para a causa que defendemos.
Áreas de Actuação
Infelizmente, são muitos os problemas que afectam os animais, desde as touradas, aos circos com animais, passando pela cruel indústria das peles. Contudo, é importante ter a noção de que o tempo que despendemos num assunto é tempo que não teremos para combater outro problema. Como tal, é importante focarmo-nos nos problemas mais graves e naqueles em que a nossa intervenção possa ser mais significativa, nomeadamente:
Vegetarianismo Ético. Divulgar o vegetarianismo ético é a forma mais eficaz de ajudarmos os animais. A indústria alimentar é, de longe, a responsável pela maior quantidade de sofrimento animal. Cada pessoa que se torna vegetariana faz uma grande diferença!
Esterilização de Animais de Companhia. A par da sensibilização e educação daqueles quem têm animais de companhia, trata-se da forma mais eficaz de defender os animais de companhia, pois a reprodução descontrolada de animais resulta na superpopulação, abandono, maus-tratos, fome, doenças e morte de muitos milhares de cães e gatos todos os anos.
Preparação e Abordagem


Quando falamos com outras pessoas sobre os problemas que afectam os animais, convém que saibamos exactamente do que estamos a falar. Não é preciso, nem desejável, empolar os factos — a realidade já é suficientemente cruel. O importante é ter rigor e segurança naquilo que se diz. Por outro lado, devemos ser compreensivos e aceitar com naturalidade possíveis críticas. Se mostrarmos irritabilidade, as pessoas irão ignorar a mensagem. Mas, se reagirmos de forma positiva e descontraída, as pessoas irão provavelmente ficar a pensar no assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário